"Pelo futuro promissor de mulheres e raparigas"

009 A-01
Reproduzir vídeo

Promoção da Inclusão da Igualdade de Género como um dos Pilares do Programa Quinquenal do Governo

Promoção da Inclusão da Igualdade de Género como um dos Pilares do Programa Quinquenal do Governo é um projecto que visa advogar para que a igualdade de género seja um dos Pilares do Programa Quinquenal do Governo (2025-2029), com vista a que homens e mulheres tenham acesso igualitário às oportunidades socio-económicas de educação, emprego, auto-emprego, acesso a financiamentos para o desenvolvimento de negócios, durante os próximos anos, em Moçambique. O projecto tem o apoio do UAF-Africa.

Promoção da Inclusão Económica das Mulheres no acesso à Finanças Climáticas

“Promoção da Inclusão Económica das Mulheres no acesso à Finanças Climáticas” é um projecto que aborda o impacto das mudanças climáticas sobre as mulheres, na sequência da ocorrência do ciclone Freddy, em Fevereiro de 2023, em Moçambique. O projecto pretende advogar para que as mulheres sejam incluídas em Estratégias de Finanças Climáticas, e sejam beneficiárias de mercados de carbono, no qual, os financiamentos para combater as mudanças climáticas possam incluir as mulheres no acesso à oportunidades de emprego, financiamentos para os seus negócios e apoio na reconstrução das suas casas, ora destruídas pelo ciclone. O projecto tem o apoio do UAF-Africa

Defendendo a Autonomia do Corpo da Mulher contra Abusos Sexuais da Autoridade

“Defendendo a Autonomia do Corpo da Mulher contra Abusos Sexuais da Autoridade” É  um projecto que visa chamar a atenção para a tomada de medidas sobre os casos de abuso sexual, exploração sexual e violação sexual de mulheres prisioneiras e também casos de abuso sexual e violação sexual praticados por alguns agentes da polícia contra mulheres.

O principal objectivo, é de estimular a denúncia destes casos por parte da sociedade, dos familiares, e das próprias mulheres, visto que muitas vezes as mulheres não podem fazer a denúncia, por medo e restrições.

Também pretende-se que as instituições de justiça, as autoridades possam tomar medidas efectivas junto dos infractores, através da aplicação de sanções e da realização de reformas nas instituições de justiça, para que os Agentes tenham formação em matérias de direitos humanos das mulheres, e que haja um Código de Conduta contra crimes de violação sexual, abuso e exploração sexual  de mulheres, como forma de garantir maior proteção e segurança das mulheres. O projecto é implementado pela APROFIT com o apoio do UAF Africa.

Promovendo os Direitos das Mulheres Camponesas em Moçambique ​

“Promovendo os Direitos das Mulheres Camponesas” é um projecto que visa abordar os direitos, desafios e oportunidades das mulheres camponesas em Moçambique, bem como as barreiras culturais e sócio-económicas que este grupo alvo enfrenta para ter acesso à terra, e acesso a financiamentos para a prática da agricultura.

O objectivo principal é advogar para a implementação de políticas públicas para que as mulheres camponesas tenham acesso à oportunidades financeiras e sociais, como o acesso a financiamentos para a prática da agricultura e acesso a terra.

 O Projecto é implementado pela APROFIT, uma Associação que visa desenvolver acções que promovam os direitos de mulheres e raparigas, e tem o apoio do UAF-Africa.

aprofitmz@gmail.com

Email

www.aprofit.co.mz

Contacto

Maputo, Mozambique

Endereço

Apoio: UAF-AFRICA

Partnership