Falta de Materiais de Trabalho afecta Actividade Agrícola

A Agricultura é uma actividade que também exige materiais de trabalho, tais como enxadas, tractor, sementes, insumos agrícolas, mas também requer matérias de protecção. Tratando-se de um trabalho que exige a forca física, sendo mulheres, as camponesas também precisam de uma alimentação adequada e materiais de protecção contra o sol, a chuva, etc. Muitas vezes em trabalho sazonal, vemos as mulheres camponesas a trabalharem sem nenhum instrumento de proteção, sem luvas, sem uniforme, e mesmo com escassez de água potável para beber durante as dez horas de trabalho diário.

Segundo Joaquina Machiva, uma mulher camponesa de 40 anos de idade que trabalha em regime sazonal numa machamba do distrito de Boane, em Maputo. A machamba pertence a uma outra mulher que é proprietária e sua patroa (chefe), e segundo Joaquina há falta de matérias de trabalho para proteção da própria mulher camponesa, bem como dificuldades de acesso a água potável, considerando que a água do rio que usam para regar a machamba, é imprópria para o consumo.

“Só encontramos enxadas aqui na machamba, não temos botas e nem fardamento ou uniforme, estamos a sujar as nossas roupas que usamos para trabalhar. Quando faz muito calor e o sol é mesmo intenso, passamos muito mal durante o trabalho aqui na machamba, porque não temos chapéus e quando a água potável que trazemos das nossas casas acaba, ficamos sem água para beber”, disse Joaquina – mulher camponesa.

Acrescentou que “ trazemos 2litros de água de casa, o que não é suficiente. A água do rio não dá para beber, e por isso passamos muito mal sem água e com sol. As vezes se a nossa chefe e dona da machamba aparece, traz 5litros de água para nós bebermos, mas nos dias que ela não aparece, passamos mal sem água potável para beber”.