Nestas celebrações do Mês da Mulher, queremos reforçar que a Igualdade de Género é fundamental para o desenvolvimento do país, para que homens e mulheres tenham acesso equitativo, às oportunidades sócio-económicas de educação, emprego, auto-emprego, incluíndo o acesso a financiamentos para mulheres desfavorecidas e de baixa renda poderem desenvolver actividades de geração de rendimento.
Por isso, exortamos para que a Igualdade de Género seja um dos Pilares do Programa Quinquenal do Governo, tendo a Igualdade de Género como um dos Pilares de Governação em Moçambique.
A integração da igualdade de género como um dos pilares do Programa Quinquenal do Governo, vai trazer ganhos para a economia, permitindo alcançar os objectivos económicos globais do país, garantindo uma maior equidade entre homens e mulheres no acesso às oportunidades económicas, bem como uma maior inclusão sócio-económica das mulheres.
Devido a vários factores tais como sociais e culturais, as mulheres muitas por vezes ficam excluídas do acesso à educação, emprego, auto-emprego, principalmente no acesso à financiamentos para o desenvolvimento de negócios.
Considerando que “investir numa mulher, é investir numa família, e é contribuir para o desenvolvimento de uma nação“, exorta-se para que a Igualdade de Género seja um dos Pilares do próximo Programa Quinquenal do Governo, como forma de contribuir para que homens e mulheres tenham maior acesso equitativo às oportunidades socio-económicas, com destaque para educação, emprego, auto-emprego e acesso à financiamentos para o desenvolvimento de negócios, e também garantir uma maior inclusão sócio-económica das mulheres.
Desta forma, recomenda-se que o Programa Quinquenal do Governo possa ter a Igualdade de Género como um dos seus Pilares, e que possa acrescentar nas suas acções de promoção da igualdade de género, as seguintes:
Promoção do acesso à financiamentos para mulheres desfavorecidas e de baixa renda poderem desenvolver actividades de geração de rendimento, bem como a capacitação técnica deste grupo alvo;
Promoção da participação da mulher na esfera económica, estimulando que homens e mulheres tenham acesso equitativo às oportunidades de acesso a financiamentos para negócios, emprego e de criação de auto-emprego;
Promoção do acesso à educação, com o acesso à bolsas de estudo para o ensino superior a nível interno, principalmente para mulheres e raparigas de famílias de baixa renda.
Garantir que homens e mulheres tenham acesso equitativo aos “estágios pré-profissionais remunerados e não remunerados, como forma de ganhar experiência profissional”.
Promover a participação equitativa das mulheres em todas as esferas de desenvolvimento sócio-económico e de tomada de decisão.
Exortamos para que a Igualdade de Género seja um dos Pilares do próximo Programa Quinquenal do Governo, como forma de garantir que homens e mulheres tenham acesso equitativo às oportunidades sócio-económicas, e que mulheres desfavorecidas e de baixa renda tenham maior inclusão económica.
Associação Nosso Futuro (APROFIT)